domingo, 14 de julho de 2013

AMIGO


Dentre todas as relações, não há nenhuma maior do que a amizade. A amizade ultrapassa fronteiras, não cai nas armadilhas do ciúme, excede todos os limites da paciência e da condescendência.
Ser amigo é compreender, é admitir falhas. É saber compor o objectivo com o subjectivo. Ser amigo é saber ouvir o silêncio, o sentido na conversa. Ser amigo é saber respeitar o espaço entre uma palavra e um pensamento mais profundo; ou, entre um suspiro mais profundo e um lampejo luminoso do cérebro do outro.
Ser amigo é respeitar espaços. É observar sem cobrar. É ter consciência de que todos somos humanos e estamos sujeitos às falhas, aos vícios e, por incrível que possa parecer, até mesmo às virtudes.
Ser amigo é se permitir a estupidez e admitir a eventual estupidez alheia. Ser amigo é ser condescendente com o erro, mas nunca admitir a eventual injustiça cometida pelo outro, pois o verdadeiro amigo é vigilante, quase um “anjo-da-guarda” moral.
Ser amigo é saber respeitar o tempo alheio. É não invadir. É não perguntar, a todo momento, o que o outro está pensando. Nada melhor do que o silêncio cúmplice. Nada melhor do que a paz ou a turbulência de pensamentos se, ao teu lado, bem perto, tu tiveres um ombro amigo a quem recorrer.
O maior sinal de intimidade é a não obrigação de se manifestar verbalmente. É a tranquilidade de saber poder-se manter calado, até que um evento frívolo, como a queda de uma folha de uma árvore qualquer suscite um comentário.
Ser amigo é manter-se sereno quando o outro enfrenta a tempestade. É oferecer o para-raios, tendo a certeza de que a recíproca sempre lhe será verdadeira.
Ser amigo é ter a confiança infinita, é ter a absoluta certeza de que nada jamais faltará nem para um e nem para o outro, pelo menos até que os braços de um dos dois ainda se movam.


"Nada há de mais perigoso do que um amigo ignorante; Mais vale um sábio inimigo.
 La Fontainehttp://www.citador.pt/frases/citacoes/t/amigo

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CHAMA DA VIDA

                              Chama que chama a chama da vida

Chama que acende como o sol que tudo ilumina e chama o dever da gente
onde muitos só clamam o direito
Chama do coração que o amor acende
sem preconceito
Chama branca, azul ou violeta, chama-nos e dirige-nos o sentido da vida
Nesta estrada iluminada pela chama da força criadora
numa paisagem despida,mas musica animadora
chama a atenção e acelera o coração
chama da vida que chama o despertar
chama.... o seu raiar
chama ardente na gente que mente  que os pode ofuscar
chama da sabedoria e do amor...faz-nos triunfar
chama-nos a abundância e o progresso sem nos enganar
chama de cores que os olhos possam ver
chama.... a cura que nos vem saciar no mais profundo do ser
Chama da vida dá-nos o milagre de cada dia

terça-feira, 2 de julho de 2013

RASCUNHO DA VIDA

Pode a vida ser um rascunho do destino?
Ou podemos nós ser um rascunho da vida?
Ela é tão rápida que quase nem deixa rasto
daqui por pouco tempo os nossos nomes ficarão esquecidos,nós que todos vivemos , abraçamos este planeta e ambicionamos o mesmo. Parece que somos um esboço marcado por alguns seres que se divertem com as nossas emoções e sentimentos. Põem-nos á prova como se fosse um rascunho no papel, testam teorias de mercado e se não funcionar, retiram-se dos cargos que assumiam em prol do povo,mas na verdade apenas defendem as grandes empresas multinacionais e é para lá que vão trabalhar depois de venderem o pais, o povo e a própria família . Esses, o nome deles leva mais tempo a ser esquecido porque são como assassinos em série e porque fazem a história na maneira deles que mais tarde obrigam os estudantes a recordá-la,  para lhes baralhar a cabeça e  aceitar barbaridades como coisa normal. Parece que ninguém quer saber dos traços, dos verdadeiros arquitectos do sentido da vida e só fazem rascunhos e gatafunhada com a vida dos outros. Que Deus os castigue por isso.

domingo, 30 de junho de 2013

O SUFOCO DA VIDA


Fortes são aqueles que por trás de um sorriso escondem um milhão de lágrimas. Porque a extrema dificuldade da vida é sorrir quando se tem vontade de chorar


Perco a noção do tempo , mas nunca o sentido da vida
Perco as pessoas que amo , mas nunca o amor por elas
Perco vários colegas , mas nunca os verdadeiros Amigos
Perco a coragem , mas não  a fé
E mesmo que eu perca tudo , nunca perco a esperança de ter tudo outra vez

Um sentimento natural

Que acontece com razão

o destino que escolhe

Quem vai se dar bem

A estrada  igual ou não

mas tem a mesma direcção

Lágrimas de vitória
se a estrada acabouSempre na derrota ou glória
se tudo recomeçou

É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história

Dar sem esperar

Nada em troca dessa união

É ter alguém pra contar

Na indecisão
Nunca desesperar

Sempre ali para estender a mão

Sonhe com o que você quiser
Vá para onde quer

Seja o que podér porque possui apenas uma vida
e nela  temos oportunidade de fazer o que queremos,caso não aja sufoco na partida

Nostalgia ou saudade é que fica
tanto para quem partiu como para quem ficou
e procurar a verdade só complica,porque não importa quem errou

Um nó na garganta com o sufoco da vida
e com o sabor amargo á procura da saída
garganta apertada sem nada dizer, com o receio de falar, com medo de ofender
sufoco da vida com o coração a bater
receio de perder
e uma só palavra querer ouvir
para não fugir

Sonhamos a vida toda com tudo e muito mais
agora que paramos de sonhar
A vida sufoca-nos
acordar.....sendo pais
A criança toca-nos
Queremos viver, mesmo sem nada ter
queremos respirar, sem nada pedir
nada para dar, nem o telefone ouvir
respirar...respirar sem sufocar e rir...e rir.......
rir porque somos uma anedota

terça-feira, 25 de junho de 2013

HOMENS DUROS NÃO EXITEM

A mão que oferece uma rosa,pode ser a mesma mão que pega num punhal para matar
Toda a dureza da vida torna o homem cada vez mais sensível
Todo o homem que sofreu desde criança é induzido a cair em erros pela sua sensibilidade e acarta com ele determina onda vibratoria que precisa de se libertar
Todo o homem duro ou rude é um ser medroso  por não confiar em nenhum sistema,não tem confiança nele e muito menos nos outros porque teve falta de amor.
Amor e simpatia faz do homem duro  uma criança que nunca conseguiu ser,mas a traição faz dele um demónio.
O homem duro cai mais em desgraça ainda quando quer proteger tudo e todos á sua volta,apega-se a gente que vale ainda menos que ele e cai em falso amor que o apunhala ao descobrir a criança que é sem estruturas mentais. 
A vida reflecte-se em nós sobre o que somos,se somos duros a vida é dura e a dureza tem receios escondidos que levam ao caos
Por vezes as partidas da vida fazem de nós uns bichos do mato,faz-me lembrar um colega Libanês que tinha passado uns bons anos de guerra civil lá no Líbano que me disse se a policia fosse há sua casa que nem lhes perguntava nada , que lhes mandava logo era um tiro,entendi que tinha passado aqueles anos a ver gente fardada a matar gente inocente que para ele a policia era uma ameaça e á tantos exemplos disso: Um exemplo disso é um adulto ter medo de todo o tipo de cão,ele fica branco como cal quando um cão se aproxima dele,ficando paralisado e a tremer, é evidente que ele foi mordido por um cão e até nem se lembra, mas também pode ter sido sua mãe ou pai a ser mordido, é que o medo como qualquer outra emoção também pode passar através dos genes tal como a doença; Outro exemplo é uma mulher ser fria com os homens ou até ser lésbica, é evidente que teve de haver algum problema com ela quando criança ou até com sua mãe, nestes dois casos nem todos os homens e cães são maus embora haja homens e cães muito parecidos.Por acaso já li alguns livros de Dianetica que ajudam a resolver estes casos.
Quando vimos um cavalheiro,ou um ser perfeito, até na sua educação dizemos que é filho de boa gente, podem crer que isso é verdade, mas olhem que não é preciso ser rico para isso,todos sabemos que a riqueza está na fonte do nosso ser e um homem que controla todos as emoções,esse sim é duro e forte como uma cidade inteira e todo o homem duro que quer ser forte se não se refugiar na fé em Deus estará perdido. Deus será o elemento que liga tudo,nos dá conforto em sabermos que ele escreve direito por linhas tortas, que o tempo tudo resolve a nosso favor se estivermos certos,mas que suas leis que regem a natureza e o universo nos perdoarão se estivermos errados. Digo aqui que a melhor terapia para toda a gente é ler salmos e o novo testamento da Bíblia.Sem criticar outras religiões porque todas elas têm exemplos de fé e amor universal.Mas Jesus Cristo danos um compendigo de psicanalize até aos dias de hoje e de amanhã.
Todo o homem que se faz forte,não faz mais que disfarçar a miséria da sua fraqueza.





segunda-feira, 24 de junho de 2013

PORTAL DA VIDA

Não á, nem mais espertos, nem menos
o que á, são reações diferentes, porque cada um opta por uma determinada situação subconscientemente.Aprendemos muito uns com os outros e ninguém ensina nada a ninguém propositadamente no ego de alguém, moralmente a pessoa aprende por si própria nessas determinadas situações, que sem elas não existiria evolução, por isso... dai, pensarmos que a vida é um sacrifício, quando na verdade é um dom admirável cheio  oportunidades ao nosso intelecto.A vida por si só é energia inteligente que usa sistemas biológicos para evoluir. 
Por vezes é necessário uma vida inteira para entender uma só coisa um só pensamento, um sentimento, uma emoção, aquilo que nos faltava, como se fosse uma nota, uma cor, um grito ou um ai. Mil um caminhos,mil e uma coisa, mil um sentimentos,mil e um confrontos para uma só moralidade, se é que se pode chamar. A idade das pessoas nada tem a ver com que são, o que farão ou fizeram ou mesmo capacidades motoras ou intelectuais, mas sim com moralidade espiritual. A pessoa adquire sabedoria através das experiencias, da informação e do conhecimento, mas a sensibilidade de cada um é relativa a isso,porque tudo depende ao que  que ela está submissível.Se há coisas que nos passam ao lado é porque não estávamos predispostos a aprender sobre elas, é que uma vida passa rápido para analisar tudo o que se passa á nossa frente e tudo o que acontece tem o seu significado e porquê, na natureza são milhões de coisas para tirar conhecimento. Tudo tem o seu significado e a sua razão de ser,até nós não fazemos bem nem mal a ninguém  são etapas necessárias que cada um tem de passar e partimos do principio que somos dependentes uns dos outros até dos nossos inimigos, com biliões de pessoas que já viveram neste mundo tivemos logo que se encontrar, nós um punhado de gente que é como uma gota de água num oceano.  

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SER ESPIRITUAL

Espiritualidade é um estado de consciência; não é doutrina, não!




É o que se leva dentro do coração.



É o discernimento em ação! É o amor em profusão.



É a luz nas idéias e equilíbrio na senda. É o valor consciente da alegria na jornada.



É a valorização da vida e de todos os aprendizados.



É mais do que só viver; é sentir a vida que pulsa em todas as coisas.



É respeitar a si mesmo, para respeitar o próximo e a Natureza.



É ter a plena noção de que nada acaba na morte do corpo,



pois a alma segue além, algures, na eternidade…



É saber disso – com certeza ,e não apenas crer nisso.



É viver isso – com clareza, sem fraquejar na senda.



É ser um presente, para si mesmo,para os outros e para a própria vida.



Espiritualidade é brilho nos olhos e luz nas mãos.



E isso não depende dessa ou daquela doutrina; depende apenas do próprio despertar espiritual;



depende do discernimento de se unir aos sentimentos legais,



no equilíbrio das próprias energias, nos atos da vida.




Ah, espiritualidade é qualidade perene; não se perde nem se ganha; apenas é!



É valor interno, que descerra o olhar para o infinito…



Para além dos sentidos convencionais.



É janela espiritual que se abre, dentro de si mesmo, para ver a luz que está em tudo!



Espiritualidade é essa maravilha:o encontro consigo mesmo, em paz.



Espiritualidade é ser feliz, mesmo que ninguém entenda por quê.



É quando você se alegra, só pelo fato de estar vivo!



É quando o seu chakra do coração se abre igual a uma rosa, e você se sente possuído por um amor



que não é condicionado a coisa alguma,mas que ama tudo.



É quando você nem sabe explicar porque ama; só sabe que ama.



Espiritualidade não depende de estar na Terra ou no Espaço;



de estar solteiro ou casado; de pertencer a esse ou aquele lugar; ou de crer nisso ou naquilo.



É valor de consciência, alcançado por esforço próprio e faz o viver se tornar sadio.



Espiritualidade é apenas isso: Ser feliz!

Ou, como ensinavam os sábios celtas de outrora:

Ser um ser presente!



Texto de: Wagner Borges.

sábado, 15 de junho de 2013

VIDA CORRENTE DE TODA A GENTE

Nesta corrente da nossa historia
onde anos decorreram
muitas correntes se partiram
muitas correntes correram
a corrente da vida nos agarrou,
lutando pela gloria,...alguns morreram,
corrente de um rio..., corrente alterna
muitos saíram.....,sem se ferirem da corrente psicológica,
não sabias o que querias, encontrados por acaso
em alternativa moderna,,, liga da corrente,mas corrente lógica
na corrente humana te procurei,perdida te encontrei
não te deixei, perder...tu sem saber...que essa corrente te quebrei
querias ser feliz,gostar de alguém,....eu também
como tu não tinha ninguém, tudo por ti eu fiz
Amei o brilho de teus olhos,do desejo de vencer
para mim tinhas tudo o que um homem pode crer
foi corrente gostar, sem amar
eu não sabia mulher
já não á correntes a reparar,nada para falar
a corrente que nos agarrou não é a corrente que nos leva
o relógio parou por falta da corrente
como se o tempo estivesse doente esperando que cure
quando alguém nos ama queremos que ele dure....Amor na cama
cama que odeio, gostar de alguém eu tenho receio, é angustia por não gostares assim de mim,eu não posso mudar mulher porque já era assim,não posso ser doutro jeito
não me leves a peito,teus sentimentos eu respeito
sinto que mais coisas podias ter dito ou feito
me deixado ir...de onde vim..que ser mal amado e viver assim
corrente que nos agarrou..... é difícil de partir
receio de fugir,receio de ilusões,receio de amar
medo de quebrar...corações.Ou talves acordar,viver,sem tempo a perder que a corrente da vida tem muito mais para nos dar,porque é difícil viver com alguém sem nos amar.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

NÃO SE DEIXE AGARRAR PELA VIDA, MAS DEIXE QUE A VIDA O LEVE

Nunca se preocupe com nada mesmo. Tantas preocupações que temos, de fazer isto ou aquilo e que ainda não fizemos, quantas vezes pensamos em algo que devíamos ter feito e o tempo passou...e nada feito.
 Eu passei a minha vida toda a tentar fazer tudo, até mesmo aquilo que não me cabia a mim e mesmo a pensar pelos outros, no que se podia fazer , a deixar os outros fazer tudo e mais alguma coisa, coisas que nem deviam ter sido feitas, porque pensava que a vida era para aproveitar e fazer o máximo das coisas,esqueci-me que as coisas nos ocupam demasiado tempo e ele voa, quando reparamos é tarde e ao final não fizemos nada na mesma, levamos a nossa lamparina de azeite na estrada da vida, com tanto trabalho por ter  medo de a entornar e no final todo esse caminho de nada serviu...para quê impormos-nos a tantas regras, tantas normas e preconceitos da vida se por vezes temos que recomeçar toda a nossa caminhada. Nunca se preocupe...nunca critique alguém por não fazer nada porque talves eles nem precisam de fazer a longa caminhada, porque a felicidade bate á porta de toda a gente e temos de ter tempo para a abrir, deixe que as coisas aconteçam e sirva-se delas, deixe  o tempo com ele mesmo, não seja intrometido mas não tenha medo de entornar umas gotas de azeite da sua lamparina da vida, deixe-se ir no sabor dessas coisas, deixe-se na harmonia  dessa corrente que tudo leva para o mar como se  fosse lá que encontra todo o poder colectivo do universo, não lute contra adversidades, aceite o próximo como ele é porque Deus estará consigo, nunca queira fazer tudo sozinho,nem que seja por amor porque isso também passa, tenha.. sim,amor a si mesmo e veja a paisagem do jardim da vida.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

VONTADE DE CHORAR

Vergonha de chorar que tive




que tanta, era a vontade.



escondia-me para chorar



e as lágrimas me escorriam.



Chorar!..é natural para quem vive



sem maldade.



Era de coração puro,



não conseguira parar as emoções



que me aconteciam



Para mim viver era duro



e tenho a sensação que tudo



me aconteceu



e ir por uma rua ou por outra, tanto me dava



não tinha medo de nada, nem temia pela minha segurança. Eu só chorava. Nas ruas sombrias,




despejadas de gente, pelas tantas da manhã.



Eu de coração ardente,cheio de vontade de vencer....Chorava e chorava sem medo de nada,porque tive a sensação de me tudo ter acontecido,que toda a angustia tinha vivido,que tudo quanto me era querido,já tinha morrido.



Sempre com uma vontade de renascer;Vi muito



mais gente a sofrer, alguém com um tiro na cabeça, ainda a falar, eu sem compreender nem saber ajudar,mesmo sem ter mais nada a perder, eu chorava....chorava sem ninguém ver.



Mesmo assim...eu queria vencer e sonhava, sonhava a andar,a divagar pelas ruas,sonhava sentado a olhar...sem nada ver,sonhava a dormir,que quando acordava...dava por mim e



chorava. Entendi que podia aprender por entendimento, as minhas emoções tinham me ajudado: Que quando existimos pensamos em tudo quanto existe ao nosso redor,não pensamos só em nós e naquilo que necessitamos,pensamos conforme o meio ambiente e somos fruto das nossas emoções,comecei a libertar-me e deixei de chorar,muitas vezes de dentes cerrados. Vi criaturas que lutavam sem saída, pela única coisa que lhes restava; a própria vida.






O SOL É IGUAL PARA TODOS

Não sou pássaro nascido da gaiola,nem rato estressado do laboratório.
 Sou um ser Espiritual equilibrado,gozo de boa harmonia e vibração excelente,deixei para trás as más influencias e algumas vibrações parentescas e tiro proveito de virtudes genéticas.
  Vejo o mundo e o meio ambiente com olhos maravilhosos, tudo é belo e sublime para mim.
  Todas as coisas são maravilhosas, todas as coisas que acontecem têm o Poder e a Mão de Deus.
  Eu sou assim e não á ninguém diferente de mim. Fazemos o que podemos para ter felicidade,não deve haver vergonha nem vaidade nem medo da verdade porque todos nós já sofremos e procuramos um dia a alegria ou a alegria de um dia.