domingo, 23 de setembro de 2007

CORRUPÇÃO

Nem sempre o agente privado é aquele que inicia o ato da corrupção. As leis e normas do serviço público às vezes são usadas pelo agente público para dar início ao ato da corrupção. Por exemplo, o agente público pode não aprovar um pedido de alvará de comércio de um comerciante até que este se disponha a pagar um valor monetário determinado.
Os tipos mais comuns de corrupção são:
Suborno ou Propina Nepotismo Extorsão Tráfico de influência Utilização de informação governa- mental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes Compra e venda de sentenças judiciárias Recebimento de presentes ou de serviços de alto valor por autoridades Presentes de alto valor também são considerados uma forma de suborno. Qualquer presente acima de 200 dólares dado ao Presidente dos Estados Unidos da América é considerado um presente ao Gabinete da Presidência e não ao próprio presidente (ou a membros de sua família). A lei diz que o Presidente pode comprar o presente do Gabinete se quiser levá-lo consigo quando acabar seu período como funcionário público.
A associação de ambos os tipos de crimes faz transferir renda da população como um todo para indivíduos ou grupos de indivíduos corruptos ou renda de partes da população (desde um indivíduo até classes sociais inteiras) para indivíduos ou grupos de indivíduos corruptos. A corrupção impede o desenvolvimento económico da nação ao permitir a extracção de renda de sectores vulneráveis da população ou de pessoas ou de empresas que conseguiram juntar riqueza patrimonial. A espoliação desta riqueza passa a ser o objectivo dos detentores do poder político.

Diferenciais competitivos ilegais podem variar muito em sua extensão económica. Uma empresa pode obter através de fraude, por exemplo, um monopólio sobre um sector industrial (ou de serviços) de um Estado concedido através de lei. Os monopólios legais são mecanismos pelos quais a actuação comercial ou industrial em determinado sector é restrita a apenas um empreendimento. Já os oligopólios legais são mecanismos em que a actuação comercial ou industrial em um determinado mercado é permitida a algumas empresas apenas. O lucro monopolístico ou o lucro oligopolístico obtido por empresas legais pode atingir centenas de bilhões de dólares.
Outro diferencial competitivo obtido de maneira ilegal é conseguido através da obtenção, pelos parlamentos, de legislações adequadas. Toda legislação (leis, normas, portarias etc) tem uma razão principal e explícita: a que geralmente está em seu artigo primeiro. Por exemplo,a lei que rege a maneira como os animais devem ser abatidos e sua carne deve ser industrializada tem como razão principal a defesa da saúde pública. No entanto, dentro do ponto de vista económico, existem razões secundárias e que estão implícitas ao contexto em que a lei é criada e promulgada. Uma das razões secundárias para a multiplicação de leis é a criação de dificuldades para que nem todos possam ter acesso ao mercado de modo a se criar um mercado em situação de monopólio ou oligopólio.
ISTO É O QUE PASSA EM PORTUGAL



Os agentes de corrupção impedem o desenvolvimento económico criando fortes distorções e deficiências no mercado. Por exemplo, as empresas privadas sofrem com o aumento do custo dos negócios em função da necessidade de realizar pagamentos ilícitos exigidos pelos funcionários corruptos, de ter que aumentar a complexidade do gerenciamento em função da necessidade de negociar com os funcionários corruptos e do risco judicial e à imagem causado por eventual vazamento ou detecção da ilegalidade por funcionários e juízes não corruptos.
As acções corruptas tendem a beneficiar os agentes de corrupção activa e não a sociedade como um todo. O ganho dos agentes de corrupção passiva é extremamente pequeno em relação ao ganho financeiro dos agentes de corrupção activa e menor ainda que as perdas económicas ponderadas da sociedade. Um exemplo é a criação e promulgação de leis e portarias que protegem as grandes empresas às custas das pequenas empresas (que são levadas a sair do mercado por não conseguirem atender o que a legislação criada exige) e do público em geral (que pagará preços mais altos à medida que as pequenas empresas saem do mercado e as grandes empresas conseguem fazer valer seu poder económico oligopolístico). O custo das grandes empresas para obter este retorno é apenas e tão somente o suborno (ou as contribuições eleitorais) os agentes de corrupção passiva que usaram seu poder institucional para elaborar e promulgar tais leis. Os agentes de corrupção passiva (funcionários públicos e políticos, embora pensem que estão apenas “retornando”, em um sentido económico, o investimento que as grandes empresas fizeram ao contribuir para suas campanhas eleitorais, na verdade estão causando uma forte parada do desenvolvimento económico do país em questão).


Os agentes de corrupção podem agir no sentido de direccionar o investimento público em projectos de uso de capital em que a quantidade monetária usada para o suborno pode ser mais generosa como, por exemplo, as grandes obras de infra-estrutura (estradas, usinas hidrelétricas, usinas termo e hidrelétricas etc). Os agentes passivos (governantes e os funcionários públicos), para promover ou esconder essas negociações, podem aumentar a complexidade dos projectos dos sectores públicos e as exigências de habilidade técnica ou de experiência em negócios semelhantes, de maneira a diminuir a possibilidade de novos pretendentes às licitações fraudadas aparecerem para concorrerem.
A afirmação que a corrupção reduz custos porque diminui os procedimentos burocráticos legais exigidos em função do fornecimento de subornos ou propinas (que são menores que os custos burocráticos) não se sustenta numa análise mais profunda. A razão é que tais propinas induzem os funcionários públicos e empregados de empresas privadas interessadas em barreiras legais de entrada em seu sector aos novos concorrentes a formarem grupos de interesse e a pressionar os respectivos parlamentos para criarem novas leis e normas legais. Os legisladores corruptos - acumpliciados com os agentes públicos e privados de corrupção - imporão maiores custos em um novo ciclo de corrupção.
Ao inflacionar o custo dos negócios, a corrupção diminui a disponibilidade de bens e serviços á sociedade. Ao diminuir o jogo capitalista da competição entre empresas, ela também aumenta os custos dos bens e serviços, diminuindo sua disponibilidade aos cidadãos. Ao blindar as empresas ligadas conectadas por laços de corrupção aos agentes públicos corruptos, a corrupção permite não apenas a sobrevivência e crescimento de empresas ineficientes para o fornecimento de bens e serviços a um preço adequado à sociedade, mas também favorece – no jogo de mercado capitalista – o desaparecimento das empresas eficientes, mas desprovidas de conexões com os agentes de corrupção.  ISTO É O QUE SE PASSA EM PORTUGAL
Esta senhora veio ao parlamento português, ela não veio gozar connosco., Os políticos é que sempre gozaram com os portugueses.

O exemplo deveria de vir de cima, como é possível um pais de gente culta e bem comportada,educada e civilizada e cumpridora dos seus deveres se: Um policia não multa o pai ou o amigo
se: Os políticos não têm as faculdades de dar o bom exemplo.
se: Os gestores de fábricas despedem pessoal porque não á trabalho,
mas logo de seguida compram carros do top.
se: Um Juiz se embebeda a noite toda com whisky velho, chega ao tribunal ainda bêbado e vai castigar alguém por estar bêbado.
se: Há empresas privadas a chuparem-nos, ainda por cima apoiadas pelo estado.
se: Pagamos alguns serviços duas e três vezes
se: As leis são feitas só para os capitalistas se servirem
se: Até a industria alimentar estão a por na mão das empresas internacionais.
se:Cada Juiz, uma lei e muda-se de juiz para mudara lei
se:Não ajudam quem trabalha, e levam os trabalhadores ao suicídio
se: Só os vigaristas  se safam
se: A nossa luz, gás e agua, são as mais caras da Europa
se: A maioria dos portugueses estão todos doidos e os que ainda não estão.....PÕEM-NOS
se : A venda de dinheiro e outros produtos enganosos, são permitidos vender, como quem vendem-se tremoços
se: Fazem dos portugueses os escravos deste século
se: Na maioria dos países estão em crise para suportarem gerações vindouras, enquanto nós estamos em crise por suportar os nossos antepassados
se: Se fazem as coisas em função do passado e nunca em premeditação do futuro, pois se aqui em caldas da rainha têm feito bastantes urbanizações novas e nunca se lembraram de fazer pistas para bicicletas.
se: Os professores pra alem de ensinarem os alunos têm de lhes dar educação, e muitas vezes também aos pais, e outros nem sabem ensinar
se: Este é um pais de atrasados e de doutores que fazem questão que os tratem por doutores, ficam todos atrapalhados se não os tratam por senhor doutor(são mesmo idiotas).
se: Uns jornalistas mentem e alguns outros são obrigados a mentir, ou a ocultar os factos da  verdade
se: Ensinaram gente a falar mal de médicos, quando eles salvam vidas e não atrapalham ninguém
se: Falam mal da policia, quando são os que cumprem melhor o seu serviço, pelo menos a P.S.P.
se: Fazem leis capitalistas e depois culpam a policia por abuso de poder.