sábado, 9 de outubro de 2010

O BRILHO DOS OLHOS

Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso. Aquele que conhece a alegria é rico. Aquele que conserva o seu caminho tem vontade. Seja humilde, e permanecerás íntegro. Curva-te, e permanecerás erecto. Esvazia-te, e permanecerás repleto. Gasta-te, e permanecerás novo. O sábio não se exibe, e por isso brilha. Ele não se faz notar, e por isso é notado. Ele não se elogia, e por isso tem mérito. E, porque não está competindo ... ... ninguém no mundo pode competir com ele
 A beleza está nos olhos de quem a vê.
Se não levarmos a poesia e a beleza connosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos

Quantos campeões olímpicos estão adormecidos por falta de incentivo , quantos cantores (as) fantásticos estão tendo o seu talento no lugar errado por não terem uma oportunidade, quantos executivos estão com as carreiras estagnadas por estarem na função errada , quantas obras literárias maravilhosas estão engavetadas por seus autores e nunca poderão ser apreciadas pela Humanidade , quantas pessoas estão na Universidade errada , quantas pessoas têm ideias brilhantes que não são aproveitadas.
Entretanto , encontramos inúmeros exemplos de pessoas medíocres e sem talento sendo bem sucedidas , basta ouvir um pouco de musica , ver um pouco de televisão , circular pelos corredores de algumas empresas , olhar nas prateleiras das livrarias , que as encontrará.
Quanto talento estará sendo desperdiçado diariamente por falta de auto-confiança ou incentivo.



Um dos mais elevados deveres humanos é o dever do encorajamento...
É fácil rir das ideias dos homens;
é fácil despejar água fria no seu entusiasmo;
é fácil desencorajar os outros.
O mundo está cheio de desencorajadores.
Temos o dever de encorajar-nos uns aos outros.Muitas vezes uma palavra de reconhecimento,ou de agradecimento, ou de apreço, ou de animo , mantêm um homem em pé.” Willian Barclay


Dizem que os olhos são o espelho da alma. São o espelho  do intelecto, da inteligencia e também das emoções e até as doenças que se reflectem neles (iridologia) ,reconheço nas pessoas o brilho das emoções,quantas delas não têm um olhar pesado de olhos fundidos de um peixe morto,quando estiver no metro bem sedo de manhã,aproveite para olhar para toda aquela gente com expressão triste,veja que elas nem olham para lado nenhum,nos seus olhos não á o reconhecimento de terem mais um dia de trabalho,que quanta gente o quer e não o tem,quantos olhos apagados não há,por terem tido frustração na vida, quando ainda poderiam ter coisas maravilhosas ainda para viver,quantos sonhos apagados nos olhos, quando ainda os poderiam abrir para o brilho da vida,outros que queimam ou fulminam por verem nos outros aquilo que eles queriam ser, sem verem realmente o que os outros realmente são,olhos que reflectem o pecado e insegurança,quando na realidade não é bem assim,olhos que não vem o mundo,quando não são cegos,olhos da insertesa por não terem amor,olhos de medo por não acreditarem em Deus,olhos de doença e angustia por sofrerem as consequencias dos outros, que deveriam de perdoar e compreender.Muito e muito mais eu vejo nos olhares de cada um.
Fico radiante e extremamente contente quando vejo uns olhos, que nem que seja com uma pequena chama de amor, um brilho de confiança porque acreditam que tudo tem uma solução,que irradiam auto-estima porque vem Deus nas coisas e no homem,um brilho de luta porque sabem que o trabalho reconpença o progresso,olhos com a força da vida porque sabem que ela é um dom admirável,olhos que brilham como uma estrela e cada vês mais,na noite da ignorançia.
Este mundo é uma escola e viemos a ele para ivloir moralmente e tirar partido de tudo o que ele tem de agradável para nos oferecer, ele é belo e todas as suas coisas apreciem-nas e verão que assim é, aprendam e verão que as coisas não são difíceis de viver,tirem partido de todas elas,vivam a vida intensamente em toda a sua plenitude e a todo o minuto e aceitem-se como são o que são e o que serão e aos outros.Acreditem que com empenho e trabalho,fé,empenho,coragem e força,conseguem tudo o que decidirem ter, se não se apagar a chama da vida, o vosso brilho nos olhos daquilo que merecem conseguir, o mérito é acreditar é viver a felicidade porque ela está por todo o lado,abram os olhos e vejam, só não vemos aquilo que não acreditamos.
Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar,amar,respeitar,ver e ouvir a própria vida.É preciso buscar o conhecimento, a informação.
Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com o caminho a ponto de se esquecer para onde vai.