quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O NORTE DA VIDA

O norte é como se fosse uma ferramenta de orientação em relação ao mundo,aos países,ás regiões, aos rios,ás estradas, ás cidades,ás nossas casas, em tudo em geral. O norte está na nossa cabeça, nasce connosco,é ele que controla a nossa caminhada na vida e cada pessoa cada norte, embora todos apontamos para o mesmo sitio, ele não é igual para todos, é que cada um tem uma perspectiva diferente do norte das coisas e da vida. Diria que os universos paralelos estão bem á nossa (vista) e bem perto de nós, que seriamos capazes de viajar noutra perspectiva só num mudar de pensamento.,Criticamos muito de fazer das pessoas números e estou de acordo, cada pessoa é uma pessoa um universo, um norte, acho que há pessoas que vivem no mesmo universo, no mesmo norte e na mesma perspectiva da vida, talvês se pudessem diferenciar por diferentes uns dos outros mas dentro de parâmetros ou espelhados uns e outros. Tenho observado as pessoas e observei que o perfil de uma pessoa corresponde ao perfil : b.c.f.g ou h,quase nunca me engano,independentemente das suas profissões ou classes sociais.
O norte de cada pessoa está escrito não só na sua personalidade,mas também em toda a sua fisionomia e linguagem gestual e verbal e é mesmo muito fácil ver lobos disfarçados de cordeiros.
Quanto a mim tenho este meu norte que me dirige mas que também me afronta e me dá receios,  o norte é um ponto magnético que atrai as bossulas, mas o nosso norte, o norte da vida também nos atrai....Atrai a nossa forma de pensar, a maneira de ver as coisas e muitas vezes faz-nos cair em erros,. Erros da vida, desnorteamentos. É talvês o meu perfil que me induza a seguir o norte que bem no fundo eu não queria e até ter conversas que não deveria ter, a ser abordado por gente que preferia nem ver, por exemplo quando eu era jovem, todos os drogados pensavam que eu era um drogado, uns queriam me comprar droga outros vender e outros convidavam-me para fuma-la,muitos me abordavam na língua deles pensando que eu era espanhol, italiano, francês ou árabe. Este meu norte a mim não me engana, eu sei que terei de mudar, para ter uma vida mais digna daquilo que ambiciono.
Tenho notado, se alterarmos radicalmente as nossas ideias, ficamos surpresos com a transformação do nosso norte material da vida.
Não atraímos aquilo que desejamos, mas aquilo que somos, o norte que modela os nossos fins existe em nós próprios, daí termos que mudar de a para b ou c. Só podemos subir, vencer, se mudarmos o norte da vida através dos nossos pensamentos e reflectidos nas nossas emoções, nem que tenhamos um jantar de ervas, é melhor que comer vitelo acompanhado de ódio.Raramente pensamos no que temos, mas no que nos falta.
Todos nós somos filhos das condições das circunstancias, do meio, da educação, dos hábitos adquiridos, que moldam os nossos nortes, como são e serão,mas nada disso impede que não tenhamos força e coragem de mudar: através de informação, do conhecimento e da sabedoria.Eu não quero dizer que não tenhamos que ser nós próprios porque não há ninguém mais infeliz do que alguém que deseja ser o que não é em seu corpo e em seu espírito.
Refiro-me ao norte da vida, à perspectiva dele e não de não querer-mos ser aquilo que somos,porque isso pode nos dar neuroses e complexos de inferioridade.Eu quero que encontremos o máximo de proveito nos dons que a natureza nos deu,com isto dizer que no amanhã somos o resultado do que decidimos hoje e tudo correrá bem se soubermos usar o norte da vida.Esse norte está em nós mesmos, temos de nos ouvir e seguir os nossos instintos verdadeiros,que são sempre os mais certos para nos dirigir na caminhada e nunca ouvir os conselhos de desnorteados que nos induzam ao erro,se vamos por um caminho mesmo errado que seja é o nosso norte e de mais ninguém.