sábado, 25 de fevereiro de 2012

HISTORIA DAS CIGARRAS E FORMIGAS

Era uma vez umas formigas que trabalhavam alegremente do nascer ao por do sol,armazenavam os mantimentos que podiam encontrar, assim como também cultivavam alguns e até tinham  insectos domesticados .
Hera uma vez umas cigarras que cantavam, cantavam e os mantimentos nunca chegavam. Conhecendo elas as formigas e sabendo que não valia a pena guerra, que poderiam perder e mesmo que ganhassem seria difícil fazer delas escravas , uma das cigarras foi ter com as formigas e disse-lhes : Amigas... Sou a vossa inspiração divina e vejo o que vocês trabalham, merecem entretenimento nem que seja uma vez na semana por isso eu e as minhas colegas organizamos um conserto em vossa homenagem.
As formigas foram ao conserto, ficaram maravilhadas nunca tinham visto tal beleza! Cânticos maravilhosos, acrobatas, luzes psicadélicas de pirilampos e outros tantos truques de outros insectos, que as cigarras tinham convidado a troco de nada por elas os terem tanto elogiado de certa maneira.
No meio do espectáculo já com as formigas alucinadas e antes que algo corresse mal, as cigarras aproveitaram para fazer um intervalo e dizer: Senhores e senhoras formigas, tudo o que viram e ouviram, tudo isto é de inspiração divina e foi nos dito que vocês existem graças a ela e também o que fizemos aqui esta noite é para ela, agradecemos à inspiração divina, mas para mostrar o nosso agradecimento,vamos criar aqui um templo digno de a divindade nos visitar e dar apoio, faremos mais festas com comida e bebida porque a divindade diz que á tempo para tudo : Trabalhar, rir, brincar e contamos com todos, exclusivo as nossas amigas formigas, um grande aplauso pala elas.... plás...plás...plás... as formigas nunca tinham sido elogiadas, sentiam-se bem em ajudar uma comunidade e pertencer a uma religião em que um Deus lhes daria mais força e mais ajuda para obter  mantimentos. Assim foi... Excelente, com a ajuda das formigas as cigarras estavam a ter um tecto onde não chovia e tinham comida uma vez por semana.   Então num dos tantos concertos que se tinham feito e ao intervalo a apresentadora cigarra disse: Senhores e senhoras a divindade tem nos vindo visitar e não está muito contente porque muitos se têm esquecido dela e não têm ajudado neste templo!... Então é proposto que tragam o dizimo daquilo que conseguem obter através do trabalho e Deus vos dará dez vezes mais, se assim não for terão o castigo divino e irão para o inferno!... Assim foi.
As formigas começaram a andar deprimidas e já não trabalhavam tanto e passavam o tempo a evocar mantras a pedir perdão pelos animais que elas matavam para sobreviver e perguntavam-se se seria correto, agora que tinham um Deus apara as punir.
As formigas começaram a adoecer porque a depressão e o medo se instalou nelas,foram feitos médicos, padres e professores instruídas pelas cigarras, só que esses não traziam beneficio e produtividade.

As cigarras disseram ás formigas: Há muitas doentes que não trabalham fazendo as outras trabalhar por elas, assim umas ficam prejudicadas sem culpa disso, portanto vamos criar uma segurança, faremos moedas que o templo vos empresta por quatro por cento e dai podem também pagar o dizimo com essas moedas e todas as coisas transacionadas serão pagas com essas moedas assim como um seguro para quem fica doente. Essas moedas serão feitas de ouro que terão de fazer chegar ao templo para cunhar e levar a validade dele. O dinheiro separava as formigas, para quem tudo partilhava antes, estavam agora a tornarem-se egocêntricas  e não tinham interesse  trabalhar  em comunidade e até quando uma morria vinham outras que lutavam entre si para lhe tirar o dinheiro que lhe restava. Vendo isto as cigarras disseram que a divindade queria que fosse feito funerais dignos , que o dinheiro da vitima seria para isso, para manter a ordem foram feitas policias que só obedeciam ás ordens de formigas zi.
Vendo as cigarras que havia alguns movimentos revolocionarios que podiam chegar até elas criavam causas deturpadas e enganadoras para efeitos necessários e utilizavam o meio de informação das formigas, afastando assim supcões das suas ciladas, fazendo que com o determinado efeito levasse as formigas a pensar que eram elas  que faziam as leis  que cada  vez mais lhes tirava a liberdade, leis essas já elaboradas pelas cigarras.  
Acidentes também eram demais, as formigas acreditavam numa força que as protegia, executavam tarefas quase impossíveis, dai imensos acidentes, é normal que levantaria suspeitas se deixassem ao acaso as acidentadas duma colónia social. Foi necessário incutir o fanatismo e a tirania através do medo disto e daquilo e sobretudo de invasores, assim foram feitas invasões antes que fossem invadidas, uma forma de prosperar facilmente, até mesmo colonizar e escravizar outras colónias.
As formigas já não trabalhavam contentes, estavam tristes e deprimidas, foi então criado dias para descansar, adoeciam, foi criado normas de higiene e segurança com supervisores para controlarem tudo, tendo chefes com escritórios luxuosos e feitas leis para baralhar as trabalhadoras formigas. Leis feitas por outras formigas que ambicionavam comandar porque lhes era dados galardões e elogios de importantes e inteligentes e assim foi criada a ordem de zi, com  protocolos que só as mestres tinham conhecimento, sendo feita muita barbaridade por muita má interpretação. Eram feitas leis que as zi ganhavam imenso pelas criarem , voltavam a ganhar por as explicar, faziam conferencias  a ganhar balurdios com as teorias da chacha e com  grande teatro faziam defesas ou acusações em prol dessas leis.
Na verdade as formigas até se foram adaptando, as que nasciam eram logo torcidas e espremidas pela família e a sociedade ao ponto de aprenderem a gostar e de aceitarem os dogmas, tabus e mitos inventados pelas cigarras que até tinham criado escolas para moldar a sociedade formical. As formigas foram indrominadas de tal maneira que nem viam nada do que lhes estava pela frente dos olhos: Mensagens de outras formigas que conheciam a verdade e eram lidas todos os dias chamados domingos. Comportavam-se bem demais, as cigarras também ambicionavam mais e por isso criaram-lhes vícios, fazendo delas consumistas de tudo e mais tudo, até de medicamentos que as fazia adoecer cada vez mais.
Mesmo assim as formigas adaptavam-se a todas as circunstancias, drogas e tudo o resto tinha que ser cada vez mais forte para fazer efeito, tinham um mecanismo de adaptação perfeito demais e nem mensagens subliminares faziam efeito, foram necessários outros meios. Isto realmente dava trabalho, a cigarra que só queria cantar e comer á borli-u, estava agora empenhada com uma grande empresa de exploração de formigas.
A fúria, a ignorância, o fanatismo a rebeldia e a tirania estava instalada por todo o lado, foi necessário drogar-lhes a agua  para se acalmarem e desenvolver-lhes a percepção  para emitir uma espécie de mecanismo de radar emitindo assim ondas de segurança ou revolta conforme os casos e as situações controlando desta maneira todas as colónias.
Mesmo assim as cigarras estavam agora num ponto crucial, temiam pela sua segurança tiveram de criar organizações, seitas e religiões e politicas com as formiga zi que as protegesse, a elas e todo o império e zelando que as suas progenitoras não caíssem nas teias que elas tinham feito, criaram códigos e símbolos que só elas poderiam interpretar através de protocolos secretos.
Graças às cigarras as formigas ao longo dos tempos aprenderam muito (e desaprenderam), tornaram-se cada vez mais fortes e o seu conhecimento e sabedoria deixou de ter limites, graças ás cigarras que muito inventaram e as escravizaram, elas tiveram evolução e na verdade o Deus inventado existia e foi alcançado através do desenvolvimento e sabedoria.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PUXA VIDA

                            PUXA VIDA
 
PUXA.... NOSSA!... VIDA.
Puxa Galera....du-mar (a vida)
mar-cante ou de guerra
Puxa galera de bombeiros
O fogo que não apaga
puxa em a-mar e en-terra essa galera
onde um começa, outro que acaba
que o mar cante para os felizes
e chore para os tristes
Puxa galera... do Rei
Que a galera puxa e ama
Como alguém que ganha fama e ganha dinheiro na cama
Galera cega que toda a carga aceita
Puxa cavalo.. puxa galera onde o rei se senta e deita
Puxa galera que o tempo espreita pra quem vence a corrida
por terra ou mar, galera pelo ar vence quem a inventa
galera sem saída....galera patriota
Quando um rei não tem país (rei ou rainha,Doutros sempre se cruzaram ). Puxa .. galera idiota. Que nem cavalos a puxaram,
Puxa galera... se não houvesse  bêbado não tinha havido marinheiro
Na galera de ressaca o dia inteiro se passava um ano em troco de algum dinheiro. Puxa... galera de hoje...  Que defeito temos para embarcar nessa galera?!.... Puxa a vida... Puxa a-corda de ancora amarrada.Amarrada aos tabus e á nobreza, que puxa a vida de pobreza.
Puxa.. galera que flutua... puxa o vento que muda, a galera que vai em frente acreditando em quem mente e o homem do leme não tem alternativa. Galera sem revolta se sua gente é nativa.
Puxa á vida de quem não vê e não sente
somos todos filhos de boa gente
Puxa o acordar num dia frio e ter de trabalhar
Puxa o nosso pensar
Puxa escravo contente de ter um lar decente
PUXA A VIDA GALERA
Galera de cavalo, rei ou rainha!...Esta pátria não é minha
Puxa a galera onde não existam fronteiras
Galera do receio ou esperança
Galeras inteiras do anseio da terra que se alcança
galera da Internet, correio ou lança.
PUXA A VIDA

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LIBERDADE DA VIDA

Tenho ouvido muitos professores dizer que não são pais nem educadores dos seus alunos e que muitos são quase impossíveis de aturar. Na verdade esse é um grande problema e certamente o maior de toda a humanidade, é que todos os nossos problemas de adulto,começam aí. O maior problema que podemos ter é sermos sempre atropelados pelos outros, a falta de civismo deles e da forma como tentam ocupar os nossos espaços físicos e emocionais,muitos ostentados pela ignorância, o fanatismo, a tirania e até o medo.
Na escola aprendemos muita coisa,  que nos faz falta, a matemática, física, química,biologia e muito mais,  coisas que nos ajudam na estrutura da sociedade e dos países, até quando oferecemos os nossos serviços numa empresa perguntam-nos quais são as nossas habilitações literárias, muitos com orgulho e muito bem são doutorados. Na realidade é tudo muito bonito, tudo com bastantes estudos e muito inteligentes. Não sei é se têm força de trabalho, de empenho, de polivalência e espírito de equipa, mas sobretudo, o respeito pelos colegas e subalternos, respeito pelos outros em geral, também me pergunto se alguns se respeitam a eles mesmos. A falta de respeito existe em todas as camadas sociais, são coisas que o dinheiro e as (grandes influencias) não podem comprar, mas podem aprender. Basta dizer que se um Norueguês vê uma nota de 20€ no chão, apanha-a e entrega-a a um responsável nas redondezas e diz: estava isto no chão por vezes tanto uma nota como um papel (lixo), aqui os nossos doutores formados apanham a nota e dizem: Já ganhei 20€ . Falam... Falam... todos muito bem,mas uma coisa são as palavras outras são as acções é que também à muito javardo que lhes sai da boca não importa o quê e no entanto têm uma vida social e mais honesta que muitos políticos. Hoje em dia ninguém dá valor ás palavras e palavra já não existe, dizer que se ama não significa que se ame, se nem aprenderam a diferenciar os sentimentos e nunca estudamos nada sobre eles, deveria-mos de começar bem cedo na escola a aprender como funciona os sentimentos, já que os pais não sabem, mas e os professores?... esses sabem?... bem podem aprender para ensinar, mas com quem?... Tudo na vida tem normas, orientação e organização, se separar-mos as coisas podemos aprendelas. Não quer dizer que não se diga palavrões até é normal, temos que reparar no que as pessoas fazem e não no que dizem é que até há  muitos que só atacam as palavras porque não conseguem atacar as ideias.
Pois o país é responsável pelo cidadão e pela sociedade, o cidadão tem deveres, mas também tem direitos e um deles é estudar, mas os estudos que temos não chegam, deveria de haver uma disciplina da mente, dos sentimentos, explorar a memoria, pensamento e a compreensão e sabermos que temos sentimentos, respeita-los através da liberdade e do respeito dentro dos espaços de cada um.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DADOS DA VIDA

                      JOGOS DE DADOS
Dados os dados,os dados conhecidos.
Mentiras por todos os lados.
Dos dados; Troika dos dados chumbados.
Troca de dados furados.
Os que saem;.... mais que estu-dados.
Dados furados ou dados chumbados,
Dados que ninguem sabe,
Só a troika os tem ordenados,
Dados da mentira ou verdade
Dados de povo sem ira de quem a liberdade lhes tira.
Dados de roleta ou de um joker
dados do poker
quem ganha é o banqueiro
dados de quantas galinhas há no galinheiro
para lhes tirar as penas, comer-lhes a carne
e triturar-lhes os ossos para ração de cão
Dados para quê?... de nada servem,
chumbados ou furados ou não.
Tenham eles os números que tiverem
serão sempre a favor de quem os lança,
Dados que manipulam....... as mentes
se esquecem de sua dança.
Dança do povo ao som dos dados
Dados os dados que são dados que servem para os dados de um povo de pés atados cada vez mais endividados ou escravizados.
Dados da corrupção ou de abuso de poder,
Dados que servem os dados lançados por eles
E a justiça é injusta porque nem dados tem,
E o velho  joker joga dados com quem
para velho mais valia um Rei que pedir cavaquinhas
para a lareira porque já não á dados de madeira.