Todo medicamento, deve ser usado segundo orientação médica. É claro que dificilmente chega-se a uma overdose de chá de camomila mas há ainda muitas plantas cujos efeitos não são bem conhecidos e seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde. Por outro lado, vários estudos científicos comprovam que produtos naturais podem oferecer soluções eficazes e mais baratas para diversas doenças.
Algumas ervas importantes:
Açafrão:
Algumas ervas importantes:
Açafrão:
Tanto o óleo (empregado em massagens) como a tintura são úteis para combater anemia, a fraqueza e a melancolia.
Alecrim:
O óleo das flores, em massagens leves, alivia as dores reumáticas. O chá das folhas é útil contra a epilepsia, a lepra, a sífilis e as feridas em geral.
Amendoeira:
Seus frutos, tónicos e fortificantes, melhoram as inflamações e são indicados para os casos de bronquite.
Angélica:
O chá das folhas tonifica o estômago. O chá da raiz, aplicado externamente, ajuda nos casos de gangrena e nas mordeduras venosas. O chá da planta inteira, tomado diariamente em jejum, é muito eficaz nas toses crónicas.
Arnica:
O sumo vegetal é muito bom para curar feridas, nas contusões e fracturas.
Arruda-silvestre:
Arruda-silvestre:
Tem um efeito abortivo perigoso. Provoca a menstruação e combate a anemia das adolescentes.
Artemísia:
Artemísia:
O chá é indicado contra a epilepsia e a Coreia (distúrbio encefálico caracterizado por movimentos musculares anormais e espontâneos, que sugerem uma dança). Cozida em vinhos e ingerida em pequenas doses frequentes é um excelente anti abortivo.
Camomila:
Camomila:
Quando colhida na conjunção de Marte com a Lua e o Sol, tem o poder de curar nódulos linfáticos das doenças tumorais do tórax. Úteis em crises de histeria e nas febres intermitentes.
Canela:
Canela:
Pela destilação prolongada de suas folhas obtém-se um óleo avermelhado que funciona como um tónico excelente, quando aplicado com massagens suaves.
Celidônia:
Celidônia:
É importante escolher aquelas que nascem em ruínas ou locais abandonados. A raiz macerada é um bom remédio para a garganta e para as inflamações graves.
Cevada:
Cevada:
O chá das sementes ou as próprias sementes cozidas constituem um bom diurético e refrescante do sangue.
Erva-cidreira:
Paracelso ensinava que o chá desta planta alivia as dores do parto e auxilia a expulsão da criança e da placenta.
Erva-de-são-joão:
Útil nas cólicas e nas diarreias dolorosas.
Laranjeira:
Laranjeira:
A casca do fruto, em infusão, combate a hemorragia uterina. Como alimento, a fruta é benéfica para a garganta e os intestinos.
Loureiro:
Loureiro:
Suas vagens têm propriedades vermífugas. A acção de qualquer parte da planta é anti microbiana. O suco das folhas, tomado na dose de 3 a 4 gotas diluídas em água, ajuda na menstruação, corrige os desarranjos do estômago, melhora a surdez, as dores de ouvido e as manchas do rosto. Ideal quando colhida sob a influência de Marte.
Nogueira:
Nogueira:
O chá das folhas, por de cocção (2 xícaras grandes, duas vezes ao dia), é um bom tratamento para feridas, erupções cutâneas e tumores. Deve ser usado por tempo prolongado. Na Idade Média, o chá de nogueira era um famoso tratamento contra a sífilis. A casca da raiz é um forte antídoto para vários venenos e cura as inflamações da boca, além de ser vomitiva.
Oliveira:
Oliveira:
O óleo de oliva tem a propriedade de condensar energia vital e força energética quando ingerido ou utilizado em massagens vigorosas na pele.
Peônia:
Peônia:
Com as sementes que surgem da primeira floreada faz-se um colar para ser dependurado no pescoço de uma criança epiléptica; concomitantemente deve ser ministrado um chá da de cocção de parte das sementes. O chá das folhas alivia as dores de cabeça e as dores do parto.
Sândalo-vermelho:
Sândalo-vermelho:
A massagem com o óleo ou com o pó perfumado da casca é útil contra hemorragias.
Sene:
Sene:
O chá por de cocção tem um forte efeito purgativo. Melhor quando colhido na Lua cheia.
Tanchagem:
Tanchagem:
O chá da raiz é cicatrizante para úlceras internas e externas, bom nas enxaquecas e nos casos de fluxo menstrual muito abundante. Com as folhas prepara-se um cataplasma, óptimo tratamento para a febre amarela, disenteria e doenças inflamatórias dos olhos.
Videira:
O cataplasma feita com uvas assadas e transformadas em pó é muito bom para as dores severas do abdómen. O suco das folhas tem excelente aplicação nos casos de disenterias fortes.
Videira:
O cataplasma feita com uvas assadas e transformadas em pó é muito bom para as dores severas do abdómen. O suco das folhas tem excelente aplicação nos casos de disenterias fortes.