domingo, 28 de outubro de 2007

O ELO NA CHAVE DA VIDA


Isto passou-se comigo:

Uma vês vi uma sombra que deduzi que seria um rato, perguntei-me por onde teria entrado, bem, procurei-o por todo o lado, encontrei-o, mas ele
Escapou-se para a casa de banho que tinha a porta
Aberta e enfiou-se por uma caixa de derivação de
Esgoto que estava meio levantada. Consegui serrar
Bem a tampa. No outro dia vi o rato novamente, corri
Atrás dele e matei-o, ele tinha passado através da
Sanita que tinha sempre a tampa levantada.
Ausentei-me um ou dois dias, quando cheguei ao local era só caganitas de rato por todo o lado, lavei e
Desinfectei tudo o que poderia ter estado em contacto com essa nova companhia. Inspeccionei
Tudo e passei ao ataque com um cabo de uma
Vassoura, encontrei uma ratazana e já se ia a passar para a copa quando a consegui matar, o
Que não foi fácil porque não morre logo ás primeiras, pois mesmo com as tripas de fora chiam
Que se farta, tem que se acertar na cabeça.
Fui para a copa, comecei a procurar e vi dois
Ratões grandes, um esgueirou-se para trás do
Frigorífico e o outro para dentro dum armário estante, andei por ali a esburacar na guerra, eu
Até transpirava e encurralei um dentro de um
Rolo de papel, ou seja um cilindro de cartão
Que se põe posters lá dentro tipo como os do
Papel higiénico mas grande. Comecei a dar-lhe
Cacetadas e ele chiava como um raio e até tive
Pena estava-me a custar fazer aquilo, mas fiquei
Estupefacto quando o outro rato saiu por detrás
Do frigorífico e veio com um chiar diferente e como se
Quisesse socorrer o seu amigo e não pudesse porque eu
Para ele era um gigante enfurecido; É claro entregou-se
Á morte, não tive que andar á procura dele.
Ao que parece a vida do seu companheiro era tão importante como a sua e correu os medos piores que
Possam existir, que é arriscar a sua própria vida com
A certeza que vai morrer. De certeza que não foi um
Acto de estupidez por se tratar de um rato porque todo
O ser se agarra á vida com toda a força e o mais que pode por mais estúpido que seja, os insectos,as bactérias,as
Plantas, tudo se agarra á vida, este planeta foi feito para
Dar vida, pois há vida por todo o lado.
Nunca mais voltei deixar a tampa da sanita aberta,
Notei a seguir que tinha a tampa roída por baixo,
Andou lá um rato a ruela mas voltou para trás, sei
Que não conseguiu passar. Nunca mais tive problemas
Com ratos, nem tenho visto rasto deles.
O rato que roeu a tampa sabia que os seus companheiros passaram por lá; SERÁ que andava á
Procura deles.
Uma coisa é certa têm um bom olfacto e um bom
Espírito de comunidade.
Quando eu era pequeno uns vizinhos meus que
Eram caçadores disseram-me que quando matavam
Um coelho sabiam se havia outro, pois o animal que
Matavam, ficavam sempre com as patas da frente
Cruzadas se tivesse um amigo

Sem comentários:

Enviar um comentário