quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LIBERDADE DA VIDA

Tenho ouvido muitos professores dizer que não são pais nem educadores dos seus alunos e que muitos são quase impossíveis de aturar. Na verdade esse é um grande problema e certamente o maior de toda a humanidade, é que todos os nossos problemas de adulto,começam aí. O maior problema que podemos ter é sermos sempre atropelados pelos outros, a falta de civismo deles e da forma como tentam ocupar os nossos espaços físicos e emocionais,muitos ostentados pela ignorância, o fanatismo, a tirania e até o medo.
Na escola aprendemos muita coisa,  que nos faz falta, a matemática, física, química,biologia e muito mais,  coisas que nos ajudam na estrutura da sociedade e dos países, até quando oferecemos os nossos serviços numa empresa perguntam-nos quais são as nossas habilitações literárias, muitos com orgulho e muito bem são doutorados. Na realidade é tudo muito bonito, tudo com bastantes estudos e muito inteligentes. Não sei é se têm força de trabalho, de empenho, de polivalência e espírito de equipa, mas sobretudo, o respeito pelos colegas e subalternos, respeito pelos outros em geral, também me pergunto se alguns se respeitam a eles mesmos. A falta de respeito existe em todas as camadas sociais, são coisas que o dinheiro e as (grandes influencias) não podem comprar, mas podem aprender. Basta dizer que se um Norueguês vê uma nota de 20€ no chão, apanha-a e entrega-a a um responsável nas redondezas e diz: estava isto no chão por vezes tanto uma nota como um papel (lixo), aqui os nossos doutores formados apanham a nota e dizem: Já ganhei 20€ . Falam... Falam... todos muito bem,mas uma coisa são as palavras outras são as acções é que também à muito javardo que lhes sai da boca não importa o quê e no entanto têm uma vida social e mais honesta que muitos políticos. Hoje em dia ninguém dá valor ás palavras e palavra já não existe, dizer que se ama não significa que se ame, se nem aprenderam a diferenciar os sentimentos e nunca estudamos nada sobre eles, deveria-mos de começar bem cedo na escola a aprender como funciona os sentimentos, já que os pais não sabem, mas e os professores?... esses sabem?... bem podem aprender para ensinar, mas com quem?... Tudo na vida tem normas, orientação e organização, se separar-mos as coisas podemos aprendelas. Não quer dizer que não se diga palavrões até é normal, temos que reparar no que as pessoas fazem e não no que dizem é que até há  muitos que só atacam as palavras porque não conseguem atacar as ideias.
Pois o país é responsável pelo cidadão e pela sociedade, o cidadão tem deveres, mas também tem direitos e um deles é estudar, mas os estudos que temos não chegam, deveria de haver uma disciplina da mente, dos sentimentos, explorar a memoria, pensamento e a compreensão e sabermos que temos sentimentos, respeita-los através da liberdade e do respeito dentro dos espaços de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário