quinta-feira, 22 de abril de 2010

MENTE POSITIVA

A história conta que um rei na África tinha um amigo muito próximo, com quem havia crescido. O amigo tinha o hábito de olhar para toda a situação que já havia acontecido em sua vida (seja positiva ou negativa) e dizer: “Isso é bom!”




Um dia, o rei e seu amigo saíram para caçar. O amigo iria recarregar e preparar as armas para o rei. Mas o amigo aparentemente fez algo de errado ao preparar uma das armas, pois, após pegar uma arma preparada por ele, o rei disparou e o seu dedo polegar foi arrancado. Examinando a situação, o amigo como de hábito comentou: “Isso é bom!”



No que o rei respondeu: -”Não, isso não é bom” e colocou seu amigo na cadeia.



Cerca de um ano depois, o rei estava caçando em uma área que deveria saber que era para evitar. Canibais o capturaram e o levaram ao seu vilarejo. Amarraram as mãos do rei, empilharam algumas madeiras, arrumaram uma estaca e o prenderam a ela.



Quando se aproximaram para pôr fogo na madeira, eles notaram que o rei não tinha um polegar. Por serem supersticiosos, eles nunca comiam alguém que não estivesse “inteiro”. Então desamarraram o rei, e o deixaram seguir seu caminho.



Enquanto retornava para casa, ele se lembrou do evento em que perdeu seu dedo e sentiu remorso pelo tratamento que deu ao seu amigo. Foi então imediatamente para a prisão para conversar com ele.



“Você estava certo”, disse o rei, “foi bom que meu dedo tenha sido arrancado”. E continuou a contar ao amigo o que tinha acabado de acontecer. “E por isso, eu sinto muito por tê-lo colocado na cadeia por tanto tempo. Foi ruim da minha parte ter feito isso.”



“Não”, o amigo respondeu, “Isso é bom!”



“O que você quer dizer com ‘Isso é bom’? Como pode ser bom eu ter enviado meu amigo para a prisão por um ano?”



“Se eu não estivesse na cadeia, eu teria estado com você lá, e não estaria aqui com você agora.”



De uma maneira pouco comum, a mensagem aqui se revela expondo o seguinte princípio sobre a vida:



“Exatamente tudo o que acontece, acontece com um propósito; e daquilo que naquele momento parecia uma adversidade; sempre surge algo bom.”



Tenho certeza que se todos nós pararmos para refletir sobre as tragédias, desgostos, as “fases ruins” de nossa vida, iremos descobrir que nós realmente crescemos ou nos desenvolvemos durante aquele período de tempo: mesmo que a lembrança possa ainda nos causar algum tipo de desconforto.

Sem comentários:

Enviar um comentário